Bem-Viver desta semana fala sobre academia para bebês, saúde ocular e cirurgia bariátrica

Redação do Diário

Bem-Viver desta semana fala sobre academia para bebês, saúde ocular e cirurgia bariátrica

O programa Bem-Viver desta semana vai trazer informações sobre cirurgia bariátrica, saúde ocular e também uma novidade em Santa Maria, a academia para bebês. O Bem-Viver é apresentado pela jornalista Kellen Caldas e tem reportagens e entrevistas sobre saúde e bem-estar. Assista TV Diário, canais 26 e 526 da Claro Net, aos sábados às 10h30min.

Academia para bebês

Uma academia para bebês foi inaugurada recentemente em Santa Maria. A franquia da rede Baby Gym oferece aulas para bebês e crianças de dois meses a seis anos de idade, com turmas de seis alunos, divididas por faixa etária. Com uma equipe composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicóloga especialistas em desenvolvimento infantil, o espaço tem uma metodologia própria que busca desenvolver o máximo potencial psicomotor, sensorial, cognitivo, emocional e social.

Segundo a proprietária da franquia, Bruna Lunardi, 35 anos, muitos pais têm procurado o serviço para socializar aos poucos os bebês nascidos durante o isolamento social. Ela explica que cada aula é dividida em três etapas:

– A gente começa com uma etapa motora, em que as crianças vão dar aquele boom de energia, depois passa para a etapa cognitiva e, por último, a sensorial, em que elas já vão acabar a aula mais concentradas naquilo que a gente está propondo.

As atividades são para a criança e um membro da família, então, além de brincarem e se exercitarem, os pequenos têm a garantia de um momento de qualidade ao lado dos pais. A Baby Gym atende crianças respeitando as necessidades e o ritmo de cada uma. O objetivo é que as aulas sejam um momento para aprender, brincar, se divertir e se desenvolver com afeto.

Saúde ocular

No dia 10 de julho foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A oftalmologista e diretora social da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS) Juliana Wagner Dada alerta para a importância das consultas de rotina. Segundo Juliana, o cuidado com os olhos deve ser constante, e as pessoas não devem procurar um médico somente quando percebem alguma dificuldade para enxergar. Ela chama a atenção para o fato de que muitas doenças oculares são silenciosas, principalmente quando estão em um quadro inicial. 

– Isso faz com que muitas vezes os pacientes cheguem até o consultório do oftalmologista só quando estão com doenças com um quadro mais avançado e nesses casos o tratamento pode ser mais difícil e demorado.

Juliana ressalta que o diagnóstico precoce e o tratamento em estágio inicial das doenças são capazes de evitar sequelas visuais. A consulta de rotina anual é recomendada desde o primeiro ano de vida.

Cirurgia bariátrica

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. O excesso de peso pode levar a muitos problemas de saúde, como pressão alta, apneia do sono e gordura no fígado. O médico especialista em cirurgia bariátrica e metabólica Eduardo Townsend explica que é o índice de massa corporal (IMC) que indica para quais pessoas a cirurgia é indicada, e não o peso.

Na entrevista, Eduardo explica com detalhes todos os passos da cirurgia. Antes do procedimento, existe uma preparação que é feita por uma equipe completa, com nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, cardiologistas e anestesistas. Todos esses profissionais trabalham juntos preparando o paciente para as mudanças que a cirurgia vai trazer.

– É uma vida totalmente nova e nós costumamos dizer que pra você entrar nessa vida nova você precisa estar preparado. Ninguém vai pra qualquer coisa sem se preparar antes.

O médico alerta para os cuidados necessários depois da cirurgia, que são fundamentais para a manutenção do resultado, como a atenção com a alimentação e a criação de uma relação mais saudável com os alimentos. A obesidade é uma doença crônica e sem cura, a cirurgia serve apenas como método de controle. É possível que a doença seja controlada pelo resto da vida, desde que o paciente mude seus hábitos de vida, coma melhor, pratique exercícios físicos com regularidade e faça acompanhamento com o seu médico e com um nutricionista.  

Giovana Dutra

Veja mais programas da TV Diário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 2,5 mil pessoas na lista de espera, Estado e Santa Maria registram queda nas notificações e doações de órgãos Anterior

Com 2,5 mil pessoas na lista de espera, Estado e Santa Maria registram queda nas notificações e doações de órgãos

Em visita ao Diário, Cônsul Geral da Itália fala sobre a importância de incentivar a relação de descendentes italianos com suas raízes Próximo

Em visita ao Diário, Cônsul Geral da Itália fala sobre a importância de incentivar a relação de descendentes italianos com suas raízes

Geral